Ola

Atividade no Projeto Gaiato.

Ola

Recital Pedagógico.

Ola

Encontro de Naipes.

Lira do Amanhã

Lira do Amanhã é um projeto pedagógico musical realizado pela Alpa, Associação Lira Padre Anchieta de Ubatuba e Fundart, fundação de arte e cultura de Ubatuba com patrocínio da incorporadora Saint Martin, em período permanente com etapas estabelecidas, na cidade de Ubatuba, com aulas para instrumentos de sopro, percussão, cordas friccionadas, musicalização infantil, tem como objetivos a formação de uma orquestra Sinfônica Jovem, contribuir para o desenvolvimento cultural e humano da cidade de Ubatuba.

Foi criado no ano de 2009 como forma de aprimorar as atividades voltadas para o ensino da música realizadas pela Banda Lira Padre Anchieta de modo a fomentar formações de grupos jovens interdependentes com foco no desenvolvimento técnico e estético. As Bandas de música no Brasil são consideradas o Conservatório do povo, o projeto Lira do Amanhã nasce desse legado, juntamente com a necessidades de desenvolvimento e especialização do mundo atual.

Entre os anos de 2012 e 2016 o projeto ficou paralisado por falta de recursos. A partir de 2017 a ideia foi retomada com incentivo essencial da Fundart e a partir de 2018 a incorporadora Saint Martin tornou-se patrocinadora Lira do Amanhã o que foi fundamental para o investimento no naipe de friccionadas ( violinos, Cellos, baixos e violas) dando inicio em setembro de 2019 aos trabalhos para formação da camerata de cordas que somando-se aos outro trabalho dará concretude ao Sonho da formação da Orquestra Sinfônica Jovem de Ubatuba.

.

O FUTURO DA NAÇÃO

O projeto Lira do amanhã é um proposta que por ser voltada para música nasce encantadoramente, do silêncio, do trabalho paciente, da persistência e, sobretudo por acreditar em um mundo melhor. Mas acreditar em um mundo melhor passa pelo despertar de um empreendedorismo social, orgânico, sustentável, criativo, somente possível quando indivíduos se unem em torno de algo em que acreditam, e é essa a confiança desse projeto, que ele seja fruto de vontade e iniciativa fortes.

Atualmente as aulas acontecem em diversos polos ( Escola marina Salete, Projeto Gaiato, Projeto Namaskar, EE Idalina Graça, projeto Guapurubu e Fundart ) com instrumentos, material didático, professores capacitados entre outros recursos pedagógicos e Humanos.

“A musica é suficiente para uma vida inteira, mas uma vida inteira não é suficiente para musica” Serguei Rachimaninoff